top of page

Luto - Como lidar com uma perda?

  • Foto do escritor: Georgina Melo
    Georgina Melo
  • 4 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de set. de 2025


O luto não é só a tristeza que sentimos quando alguém querido falece. É um sentimento que faz parte de um processo natural muito mais amplo e profundo de adaptação que é o aprender e/ou saber lidar com uma perda significativa e que pode ter início logo após receber uma notícia sobre algo grave e/ou logo após esta perda realmente acontecer. Pode ser, por exemplo, a notícia sobre uma doença grave, o falecimento de alguém significativo, mas também de um animal de estimação, o desligamento de um emprego ou trabalho, o fim de um relacionamento, enfim, qualquer situação significativa que envolva perda.


O luto trazendo introspecção

A vivência do luto é um processo lento e doloroso, sendo que o primeiro ano vivido após a perda é o mais difícil. A intensidade do luto é proporcional ao significado da perda, que envolve uma tristeza profunda, falta de vontade de fazer as coisas que costumava fazer e uma vontade enorme de ficar apenas pensando sobre o que aconteceu, questionando os motivos, se foi justo ou não, ficar com raiva, negar o acontecido e eventualmente aceitar a situação.


Todos esses sentimentos podem variar tanto em intensidade como em duração e podem se

alternar, sem ter uma “ordem lógica” e rígida.


De uma maneira geral, o luto se compõe de 5 fases, que não ocorrem em uma ordem específica e linear, podendo oscilar e se repetir por longos períodos de tempo, às vezes. As fases são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, mas não vou me alongar falando sobre cada fase agora.


O importante é saber que cada pessoa passa por esta experiência de uma forma única e a

É uma etapa difícil, mas não é o fim

duração deste processo, por um lado, varia de acordo com inúmeros fatores muito pessoais, e por outro lado, a qualidade do apoio emocional disponível e recebido. É também muito importante a pessoa se respeitar, se sentir respeitada ao longo do processo e saber que existem maneiras de lidar com seus sentimentos, porém a busca por ajuda profissional é fundamental quando o luto é muito intenso e o sofrimento parece nunca diminuir.


Podemos tentar aliviar a dor do processo, gostaria de me chamar para conversarmos sobre isso?



 
 
Georgina Melo Psicologia
CRP 06/50434

Contato

(11) 99581-8215

Endereço

R. Fernandes Vieira, 318 - Sala 304
Belenzinho, São Paulo - SP, 03059-023
bottom of page